Fases do desenvolvimento da preensão do lápis

03/02/2022

A primeira infância é marcada por descobertas e desafios que toda criança enfrenta. Existe uma que está presente na vida de muitos deles, segurar um lápis  ou giz de cera.

O contato inicial às vezes vem com muita dificuldade, considerando que a criança não havia tido essa experiência anteriormente. Então é preciso ter muita paciência para orientá-la nesse desafio.

Quais os quatro tipos de preensão e idade correspondente?

1 – Preensão palmar ou preensão primitiva

Aparece entre 1 ano e 1 ano e meio. Usa a mão inteira para segurar o lápis. Para mover a mão que segura o lápis a criança move ombro e braço. É uma preensão estática.

2 – Preensão digital com pronação

Aparece entre os 2 e 3 anos. Os dedos seguram o lápis e o ombro começa a ter mais estabilidade. Os movimentos começam a ficar mais distais (cotovelo e antebraço). Trata-se de uma pega estática.

3. Preensão com quatro dedos

Aparece entre 3 e 4 anos. Os quatro dedos seguram o lápis. O movimento nessa fase vem do punho e dos dedos. Há uma maior estabilidade do ombro e cotovelo. Inicialmente é uma preensão estática, mas pode se tornar dinâmica.

4.Preensão trípode

Aparece a partir dos 4 anos e meio e se desenvolve até os 7 anos de idade, onde o movimento deverá estar mais aperfeiçoado. Nessa preensão são usados os dedos médio, polegar e indicador, que funcionam de maneira unitária para, posteriormente, amadurecer até uma pinça trípode dinâmica.

Como segurar um lápis corretamente?

A maneira exata de segurá-lo é pela preensão tripóide, quando utilizamos três dedos para pegar o objeto: polegar, dedo indicador e dedo médio no lápis. Vale ressaltar que enquanto muitas crianças sentem dificuldades para segurar o lápis, outras não encontram tantos obstáculos. Pegar corretamente no lápis facilita os movimentos da mão no exercício da grafia.

O que pode interferir na aquisição dessa habilidade?

A coordenação motora fina exerce influência na hora em que a criança segura o lápis e decide rabiscar ou a escrever as primeiras palavras. É importante que pais e educadores estejam atentos a uma possível dificuldade na hora que as crianças pegarem o objeto para desenvolver seus trabalhos pedagógicos. A maneira que se dá essa preensão pode dizer muita coisa sobre como está a coordenação do filho/aluno.

Respeite o tempo da criança

É preciso compreender que o fato de segurar um lápis corretamente pode ser o maior desafio para a criança naquele momento. Isso significa que a cobrança é algo que só tende a tornar a prática mais pesada para a criança. A dica é estar sempre disposto a ajudar, de forma tranquila e respeitosa, a criança percebe quando estamos irritados e sem paciência.

Dicas para trabalhar em casa e ajudar nesse processo?

A finalidade das dicas a seguir é estimular a musculatura dos dedos, que são componentes importantes para a prática desse desafio. Na verdade, os treinamentos devem ser encarados como brincadeiras com materiais que impulsionam o movimento de pinça. Sugestões: Manipular slimes, brincar com massinhas de modelar, argila, alinhavos, montar e desmontar peças (Lego), usar spray com água para acertar um determinado ponto, Fantoches, dedoches, apertar esponjas, rasgar folhas, brincar com pregadores de roupa trabalhando o movimento de abrir e fechar, passar páginas de livros, brincar com macarrão, gelo, bolinhas, fazer colares com miçangas, usar a tesoura, entre outros.

Quais são as orientações para a criança pegar corretamente o lápis?

É importante que pais ou educadores tentem seguir pelo menos uma dessas dicas para proporcionar às crianças a maneira exata de segurar o objeto.

– Deixar o lápis em uma posição estável entre o polegar, o indicador e o dedo médio;

–Treinar a coordenação motora fina antes de segurar o lápis;

–Pegar o objeto pela ponta;

– Pulso dobrado suavemente para trás e o antebraço em posição de descanso;

Se o problema persistir, o que se deve fazer?

Se a criança não conseguir firmar o lápis de forma exata, depois de muitas tentativas, converse com os educadores para que eles falem como está o desempenho (neste quesito) dentro de sala. O próximo passo é procurar um psicomotricista para o profissional indicar e trabalhar com seu filho a habilidade de segurar o lápis de maneira correta. Lembre-se de tratar a criança de maneira respeitosa. 

Texto escrito pela Psicopedagoga do Núcleo Passo a Passo

Renata Gonçalves de Miranda Pinto

Informativo