O tratamento do TDAH transforma vidas

30/07/2024

Quando falamos em TDAH, a primeira imagem que nos vem ao pensamento é quase sempre uma criança “bem arteira”, ou aquela criança que está desatenta e não consegue atingir as metas na escola. Pois bem, você sabia que TDAH (Transtorno do déficit de Atenção e Hiperatividade), não é apenas coisa de criança? Adultos também lidam com o TDAH, e não tratar esse transtorno pode causar diversos problemas em várias áreas da vida.

Muitas vezes, os sintomas do TDAH em adultos passam despercebidos ou são confundidos com estresse ou falta de organização. No entanto, dificuldades em manter o foco, problemas com a gestão do tempo, impulsividade e até mesmo questões nos relacionamentos pessoais e profissionais podem estar relacionados ao TDAH.

Buscar tratamento pode transformar a vida de várias maneiras. Imagine ser capaz de organizar melhor o tempo, melhorar a produtividade no trabalho e ter relacionamentos mais harmoniosos. A terapia comportamental e a possibilidade do uso de medicação (sob orientação médica), são duas abordagens bastante eficazes no tratamento do TDAH em adultos.

A terapia comportamental pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as questões trazidas pelo TDAH, ajudando, inclusive, a gerenciar atenção, organização e habilidades de comunicação. Além disso, o suporte psicológico pode ajudar com a autoestima e reduzir o estresse e a ansiedade, que muitas vezes acompanham o TDAH.

Quem enfrenta dificuldades devido ao TDAH, não deve esperar para buscar ajuda. Tratar o TDAH na vida adulta não é apenas sobre melhorar o desempenho no trabalho, mas sim sobre melhorar a qualidade de vida como um todo. Com o tratamento adequado viver de forma mais equilibrada.

Giovanna Oliveira Psicóloga e Coordenadora do Núcleo Passo a Passo

Informativo