Qual a importância do Psicopedagogo no Tratamento ABA?

26/08/2021

O Psicopedagogo investiga a relação da criança, do adolescente e do adulto nos aspectos que envolvem a aprendizagem. Sua atuação é bastante abrangente e o profissional lida com questões psicológicas, pedagógicas, afetivas e cognitivas.​

A psicopedagogia no Núcleo Passo a Passo tem o papel de avaliar, analisar e detectar dificuldades e habilidades da pessoa com Transtorno do Especto do Autismo (TEA). A partir dessa avaliação é possível realizar intervenções, sempre que necessário, para trabalhar as dificuldades e aumentar o repertório do indivíduo. Além disso, o psicopedagogo é responsável por elaborar e desenvolver os melhores caminhos, metodologias e estratégias para uma intervenção prazerosa e significativa, com a finalidade de impulsionar e facilitar o desenvolvimento cognitivo da pessoa com TEA. 

Incentivar e despertar o desejo pelo conhecimento é também um dos objetivos e, para isso, é importante partir sempre das potencialidades do sujeito para que haja progresso no processo de aprendizagem.

Ademais, a orientação parental auxilia muito nesse processo. Com suporte e informações, os familiares podem contribuir para a busca de um trabalho contínuo, estabelecendo uma parceria com todos os profissionais envolvidos, a fim de melhorar o desenvolvimento da pessoa que está sendo acompanhada.

O apoio no ambiente escolar também deve acontecer de forma que todos os envolvidos com a Educação e aprendizagem do aluno estejam contribuindo sempre, garantindo assim que a inclusão realmente aconteça.

O Psicopedagogo reforça a ideia de que a aprendizagem é um processo de construção e se torna imprescindível o acompanhamento desse profissional para as pessoas com TEA, sabendo que eles apresentam uma peculiaridade nessa construção de conhecimento. Sendo assim, o psicopedagogo se torna indispensável na equipe multidisciplinar de todas as pessoas com Autismo.

Informativo