O trabalho de Acompanhamento Terapêutico é importante para o desenvolvimento e as demandas necessárias no ambiente social de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A função do acompanhante terapêutico é de mediar e facilitar o processo de aprendizado e melhoria da qualidade de vida buscando a autonomia do indivíduo. Ajudando a criança em suas dificuldades, seja de socialização e/ou aprendizagem. O AT também contribui para a generalização e manutenção das habilidades e comportamentos aprendidos em consultório, pois ele cria oportunidades para ensinar as crianças a realizarem atividades em ambientes diferentes. Na manutenção, as habilidades aprendidas são trabalhadas com o objetivo de consolidar o aprendizado e não esquecer do que foi aprendido. E a generalização aumenta a probabilidade da criança apresentar o comportamento aprendido em outros ambientes e momentos da sua vida.
É fundamental que a criança conte com profissionais para ajudar em seu desenvolvimento em diferentes momentos e ambientes, não só restrito dentro de um consultório. Proporcionando o aprendizado e inserção da criança dentro da sociedade, explorando ambientes, expandindo horizontes e quebrando barreiras.
O AT ajuda na observação do dia-dia levantando dados para realizar uma avaliação funcional do comportamento juntamente com o profissional, para que este possa traçar estratégias que vão contribuir para potencializar o processo de aprendizado.
As intervenções e os objetivos de cada acompanhamento terapêutico serão diferentes para cada criança, por isso é importante um trabalho multidisciplinar.
Texto escrito pelas AT’’s Dayana e Natália