Serviços (antigo)
O NÚCLEO PASSO A PASSO possui uma equipe de Psicologia e Psicopedagogia altamente preparados para atender crianças dentro do espectro autista. Nossas intervenções são inteiramente baseadas na Análise do Comportamento Aplicada.
Atendimento de Adolescentes
- Atenção especializada nesta fase tão cheia de desafios.
- Acompanhamento psicológico e/ou psicopedagógico na puberdade/adolescência, como forma de aprender a lidar com as próprias mudanças e as novas exigências pessoais, sociais e acadêmicas.
- Sessões individuais e/ou em grupo.
Orientação Parental
- A orientação faz parte do processo terapêutico da criança. Nessa ocasião são apresentados aos pais os resultados obtidos naquele período, as habilidades que estão sendo trabalhadas e sugestões de atividade em casa.
- São marcadas periodicamente, mas podem ser solicitadas pelos pais a qualquer momento.
Treinamento para Pais e Familiares
- Treinamento teórico e prático sobre Análise do Comportamento Aplicada (ABA), baseado na necessidade da criança.
Orientação Escolar
- Visitas para observação do comportamento (pacientes do núcleo) e orientações.
- Palestras, cursos e workshops para a equipe escolar.
- Treinamentos de professores.
- Mediação escolar (treinamento de AT no contexto escolar).
- Orientação para adaptação de material.
Avaliação Diagnóstica e de Repertório para início de Acompanhamento Terapêutico:
Etapas da avaliação:
- Anamnese com os pais ou responsáveis (sem a presença da criança).
- Sessões de avaliação com a criança no Núcleo.
- Sessão de devolutiva com os pais, onde serão apresentados os resultados da avaliação e a proposta de um projeto terapêutico individualizado.
- Avaliação diagnóstica – realizada para contribuir no processo diagnóstico.
- Avaliação de repertório – realizada quando a criança já tem o diagnóstico e tem o propósito de avaliar o repertório inicial da criança e serve de base para o projeto terapêutico.
- Podem ser necessárias visitas domiciliares e/ou escolares, durante o processo de avaliação ou em qualquer outro momento do acompanhamento.
Supervisão de Profissionais (presencial e online)
- Supervisão e orientação de profissionais em todo o país.
- Acompanhamento e desenvolvimento de plano terapêutico com supervisão e orientações para familiares e profissionais de todo o Brasil.
Acompanhamento Psicopedagógico
- Avaliação.
- Plano de intervenção.
- Intervenções especificas.
- Alinhamento dos profissionais.
- Aprendizagem prazerosa.
- Orientação para Pais.
- Orientação escolar.
- Orientação para professores.
Material Adaptado para TEA
- Avaliação.
- Material atraente e adequado.
- Didático e objetivo.
- Concreto.
- Funcional.
- Visual.
- Dividir em etapas.
- Favorecer no aprendizado.
Intervenção Presencial ABA
- Intervenção precoce – para crianças até 5 anos.
- Intervenção infantil – 6 a 12 anos.
- Grupos de habilidades sociais.
- Intervenção intensiva.
Atendimento Domiciliar (AT)
- O AT é um estagiário do Núcleo e realizará, no domicílio ou em outro ambiente, atividades do projeto terapêutico da criança. As sessões são registradas em vídeo e orientadas pelas terapeutas do Núcleo.
- O processo de seleção de AT é interno.
Orientação Parental
- A orientação faz parte do processo terapêutico da criança. Nessa ocasião são apresentados aos pais os resultados obtidos naquele período, as habilidades que estão sendo trabalhadas e sugestões de atividade em casa.
- São marcadas periodicamente, mas podem ser solicitadas pelos pais a qualquer momento.
Treinamento para Pais e Familiares
- Treinamento teórico e prático sobre Análise do Comportamento Aplicada (ABA), baseado na necessidade da criança.
Orientação Escolar
- Visitas para observação do comportamento (pacientes do núcleo) e orientações.
- Palestras, cursos e workshops para a equipe escolar.
- Treinamentos de professores.
- Mediação escolar (treinamento de AT no contexto escolar).
- Orientação para adaptação de material.
Avaliação Diagnóstica e de Repertório para início de Acompanhamento Terapêutico:
Etapas da avaliação:
1. Anamnese com os pais ou responsáveis (sem a presença da criança).
2. Sessões de avaliação com a criança no Núcleo.
3. Sessão de devolutiva com os pais, onde serão apresentados os resultados da avaliação e a proposta de um projeto terapêutico individualizado.
- Avaliação diagnóstica – realizada para contribuir no processo diagnóstico.
- Avaliação de repertório - realizada quando a criança já tem o diagnóstico e tem o propósito de avaliar o repertório inicial da criança e serve de base para o projeto terapêutico.
- Podem ser necessárias visitas domiciliares e/ou escolares, durante o processo de avaliação ou em qualquer outro momento do acompanhamento.
Supervisão de Profissionais (presencial e online)
- Supervisão e orientação de profissionais em todo o país.
- Acompanhamento e desenvolvimento de plano terapêutico com supervisão e orientações para familiares e profissionais de todo o Brasil.
Acompanhamento Psicopedagógico
- Avaliação
- Plano de intervenção
- Intervenções especificas
- Alinhamento dos profissionais
- Aprendizagem prazerosa
- Orientação para Pais
- Orientação escolar
- Orientação para professores
Material Adaptado para TEA
- Avaliação
- Material atraente e adequado
- Didático e objetivo
- Concreto
- Funcional
- Visual
- Dividir em etapas
- Favorecer no aprendizado
Intervenção Presencial ABA
- Sintervenção precoce – para crianças até 5 anos.
- Intervenção infantil – 6 a 12 anos.
- Grupos de habilidades sociais.
- Intervenção intensiva.
Atendimento Domiciliar (AT)
- O AT é um estagiário do Núcleo e realizará, no domicílio ou em outro ambiente, atividades do projeto terapêutico da criança. As sessões são registradas em vídeo e orientadas pelas terapeutas do Núcleo.
- O processo de seleção de AT é interno.
“Quanto mais uma criança autista caminha sem ajuda,
mais difícil se torna alcançá-la.” Talk About Autism